Orientações de Estágio

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ATIVIDADES ALTERNATIVAS

Prezado (a) estudante,

 

A atual situação que estamos vivenciando, como todos as) sabem, trouxe diversas alterações sociais que impactam diretamente nas instituições escolares e, consequentemente, na realização do estágio supervisionado.

Trata-se de um contexto de crise, fora da normalidade com a qual estamos acostumados a viver, e a Unip tem uma preocupação especial em resguardar a saúde de todos os envolvidos em suas atividades, dentre elas as de estágio. Assim, até segunda ordem, desaconselhamos atividades que necessitem de deslocamento de nossos alunos e professores para os locais de estágio e os polos.

Nossa orientação para as atividades de estágio durante este semestre letivo é que a sua prioridade seja a realização de estágio remoto. Esta modalidade diz respeito ao acompanhamento das atividades on-line (ou outras formas de organização pedagógica que tiverem realizando) oferecidas por uma determinada escola regular da educação básica, de educação infantil, da sua localidade (em conformidade com as orientações constantes no seu Manual de Estágio), observando o ambiente virtual de aprendizagem dos alunos, a atuação do professor, sua relação com os alunos e entre eles, bem como todos os aspectos observáveis relativos ao ambiente utilizado.

Os acontecimentos recentes em todo o planeta decorrentes da pandemia do COVID 19 têm conduzido a educação formal cada vez mais para o ambiente virtual, o que justifica a possibilidade e necessidade de realizar carga horária de estágio nesta modalidade, sem a qual o andamento das atividades pedagógicas para os alunos de educação básica não seria possível.

Caso não seja possível a você estagiar diretamente em escolas de educação básica de modo remoto, você poderá realizar as atividades listadas a seguir durante este semestre, que servirão para complementar a carga horária de estágio ao final do seu curso.

Os estudantes matriculados nas turmas regulares de Pedagogia podem desenvolver a atividade conforme quadro abaixo:

Orientação e Práticas em Projetos na Educação Infantil (OPPI)

– Entrevista com professor (a) da Educação Infantil: valida 100 horas de estágio de Educação Infantil.

– Documentos a serem providenciados: Ficha CEE referente à entrevista (caso não seja possível obter as assinaturas na instituição concedente, você poderá encaminhar assinada apenas por você) + Relatório da entrevista.

  

IMPORTANTE

▪Se você se encontra no terceiro semestre do curso, deverá realizar apenas a atividade proposta para a Educação Infantil.

▪ Se você se encontra no quarto semestre do curso, poderá realizar as atividades referentes à Educação Infantil (caso não tenha realizado ainda) e ao Ensino Fundamental.

▪ Se você se encontra no quinto semestre do curso, poderá realizar as atividades referentes à Educação Infantil (caso não tenha realizado ainda), ao Ensino Fundamental (caso não tenha realizado ainda) e à Supervisão Escolar e Orientação Educacional.

▪ Caso você esteja no sexto semestre do curso, é bem provável que já tenha cursado parte da carga horária exigida. Neste caso, deverá realizar as atividades o quanto baste para complementar a carga horária restante. Caso ainda não tenha realizado nenhuma hora de estágio sequer até o momento, deverá consultar o seu professor orientador para receber orientação sobre como proceder.

ATENÇÃO!

Nos arquivos anexos você encontrará:

1- Orientações referentes à entrevista com o (a) professor (a) da Educação Infantil;

2- Ficha CEE referente à entrevista com o (a) professor (a) da Educação Infantil;

 POSTAGEM DO MATERIAL NO SISTEMA:

*** Para alunos das turmas regulares (2018/3 a 2019/4).

– Postar o material referente às atividades no link da disciplina vinculada a cada estágio, seguindo o quadro enviado acima.

*** Para alunos formandos das turmas em DP e turmas 2018/1 e 2.

– Postar todos os documentos, referentes às 300h de estágio, em um único arquivo, no link da disciplina Estágio Supervisionado (300h).

Caso você fique com qualquer dúvida, entre em contato com o seu professor orientador de estágio através da Central de Atendimento: ao clicar em ASSUNTO, encontrará o direcionamento para a Coordenadoria de Estágios em Educação e, em seguida, é só clicar em cima do nome do (a) professor (a) orientador (a) da sua turma/polo.

Atenciosamente,

UNIP EaD.

  Links para download:

1-Ativ-EI-EF-Entrevista-PED

2-Ficha-CEE-Entrevista

Prezado (a) estudante,

A atual situação que estamos vivenciando, como todos as) sabem, trouxe diversas alterações sociais que impactam diretamente nas instituições escolares e, consequentemente, na realização do estágio supervisionado.

Trata-se de um contexto de crise, fora da normalidade com a qual estamos acostumados a viver, e a Unip tem uma preocupação especial em resguardar a saúde de todos os envolvidos em suas atividades, dentre elas as de estágio. Assim, até segunda ordem, desaconselhamos atividades que necessitem de deslocamento de nossos alunos e professores para os locais de estágio e os polos.

Nossa orientação para as atividades de estágio durante este semestre letivo é que a sua prioridade seja a realização de estágio remoto. Esta modalidade diz respeito ao acompanhamento das atividades on-line (ou outras formas de organização pedagógica que tiverem realizando) oferecidas por uma determinada escola regular da educação básica, de ensino fundamental, da sua localidade (em conformidade com as orientações constantes no seu Manual de Estágio), observando o ambiente virtual de aprendizagem dos alunos, a atuação do professor, sua relação com os alunos e entre eles, bem como todos os aspectos observáveis relativos ao ambiente utilizado.

Os acontecimentos recentes em todo o planeta decorrentes da pandemia do COVID 19 têm conduzido a educação formal cada vez mais para o ambiente virtual, o que justifica a possibilidade e necessidade de realizar carga horária de estágio nesta modalidade, sem a qual o andamento das atividades pedagógicas para os alunos de educação básica não seria possível.

Caso não seja possível a você estagiar diretamente em escolas de educação básica de modo remoto, você poderá realizar as atividades listadas a seguir durante este semestre, que servirão para complementar a carga horária de estágio ao final do seu curso.

Os estudantes matriculados nas turmas regulares de Pedagogia podem desenvolver a atividade conforme quadro abaixo:

Orientação e Práticas de Projetos de Ensino Fundamental (OPPEF)

– Entrevista com professor (a) dos anos iniciais do Ensino Fundamental: valida 100 horas de estágio de Ensino Fundamental.

– Documentos a serem providenciados: Ficha CEE referente à entrevista (caso não seja possível obter as assinaturas na instituição concedente, você poderá encaminhar assinada apenas por você) + Relatório da entrevista.

 

IMPORTANTE

▪Se você se encontra no terceiro semestre do curso, deverá realizar apenas a atividade proposta para a Educação Infantil.

▪ Se você se encontra no quarto semestre do curso, poderá realizar as atividades referentes à Educação Infantil (caso não tenha realizado ainda) e ao Ensino Fundamental.

▪ Se você se encontra no quinto semestre do curso, poderá realizar as atividades referentes à Educação Infantil (caso não tenha realizado ainda), ao Ensino Fundamental (caso não tenha realizado ainda) e à Supervisão Escolar e Orientação Educacional.

▪. Caso você esteja no sexto semestre do curso, é bem provável que já tenha cursado parte da carga horária exigida. Neste caso, deverá realizar as atividades o quanto baste para complementar a carga horária restante. Caso ainda não tenha realizado nenhuma hora de estágio sequer até o momento, deverá consultar o seu professor orientador para receber orientação sobre como proceder.

ATENÇÃO!

Nos arquivos anexos você encontrará:

1- Orientações referentes à entrevista com o (a) professor (a) do Ensino Fundamental;

2- Ficha CEE referente à entrevista com o (a) professor (a) do Ensino Fundamental;

 POSTAGEM DO MATERIAL NO SISTEMA:

*** Para alunos das turmas regulares (2018/3 a 2019/4).

– Postar o material referente às atividades no link da disciplina vinculada a cada estágio, seguindo o quadro enviado acima.

*** Para alunos formandos das turmas em DP e turmas 2018/1 e 2.

– Postar todos os documentos, referentes às 300h de estágio, em um único arquivo, no link da disciplina Estágio Supervisionado (300h).

Caso você fique com qualquer dúvida, entre em contato com o seu professor orientador de estágio através da Central de Atendimento: ao clicar em ASSUNTO, encontrará o direcionamento para a Coordenadoria de Estágios em Educação e, em seguida, é só clicar em cima do nome do (a) professor (a) orientador (a) da sua turma/polo.

Atenciosamente,

UNIP EaD.

  Links para download:

2-Ficha-CEE-Entrevista

ATIVIDADE-DE-ESTÁGIO-ROTERIO-DE-ENTREVISTA4-Ficha-CEE-Palestra

 Prezado (a) estudante,

A atual situação que estamos vivenciando, como todos as) sabem, trouxe diversas alterações sociais que impactam diretamente nas instituições escolares e, consequentemente, na realização do estágio supervisionado.

Trata-se de um contexto de crise, fora da normalidade com a qual estamos acostumados a viver, e a Unip tem uma preocupação especial em resguardar a saúde de todos os envolvidos em suas atividades, dentre elas as de estágio. Assim, até segunda ordem, desaconselhamos atividades que necessitem de deslocamento de nossos alunos e professores para os locais de estágio e os polos.

Caso não seja possível a você estagiar diretamente em escolas de educação básica, você poderá realizar as atividades listadas a seguir durante este semestre, que servirão para complementar a carga horária de estágio ao final do seu curso.

Os estudantes matriculados nas turmas regulares de Pedagogia podem desenvolver a atividade conforme quadro abaixo:

Orientação em Supervisão Escolar e Orientação Educacional (OSEOE)

– Palestras de Estágio disponibilizadas no AVA: O Orientador Educacional na sua prática profissional e O Supervisor de Ensino na sua prática profissional: valida 20h para cada palestra (ou seja, 40 horas no total).

– Documentos a serem providenciados: Fichas CEE de Palestra + Relatórios de Palestra

  

IMPORTANTE

▪Se você se encontra no terceiro semestre do curso, deverá realizar apenas a atividade proposta para a Educação Infantil.

▪ Se você se encontra no quarto semestre do curso, poderá realizar as atividades referentes à Educação Infantil (caso não tenha realizado ainda) e ao Ensino Fundamental.

▪ Se você se encontra no quinto semestre do curso, poderá realizar as atividades referentes à Educação Infantil (caso não tenha realizado ainda), ao Ensino Fundamental (caso não tenha realizado ainda) e à Supervisão Escolar e Orientação Educacional.

▪. Caso você esteja no sexto semestre do curso, é bem provável que já tenha cursado parte da carga horária exigida. Neste caso, deverá realizar as atividades o quanto baste para complementar a carga horária restante. Caso ainda não tenha realizado nenhuma hora de estágio sequer até o momento, deverá consultar o seu professor orientador para receber orientação sobre como proceder.

ATENÇÃO!

Nos arquivos anexos você encontrará:

3- Relatório de Palestra;

4- Ficha CEE de Palestra;

POSTAGEM DO MATERIAL NO SISTEMA:

*** Para alunos das turmas regulares (2018/3 a 2019/4).

– Postar o material referente às atividades no link da disciplina vinculada a cada estágio, seguindo o quadro enviado acima.

*** Para alunos formandos das turmas em DP e turmas 2018/1 e 2.

– Postar todos os documentos, referentes às 300h de estágio, em um único arquivo, no link da disciplina Estágio Supervisionado (300h).

 

Caso você fique com qualquer dúvida, entre em contato com o seu professor orientador de estágio através da Central de Atendimento: ao clicar em ASSUNTO, encontrará o direcionamento para a Coordenadoria de Estágios em Educação e, em seguida, é só clicar em cima do nome do (a) professor (a) orientador (a) da sua turma/polo.

Atenciosamente,

UNIP EaD.

Links para download:

3-Relatório-Palestra

4-Ficha-CEE-Palestra2

Prezado (a) estudante,

 

A atual situação que estamos vivenciando, como todos as) sabem, trouxe diversas alterações sociais que impactam diretamente nas instituições escolares e, consequentemente, na realização do estágio supervisionado.

Trata-se de um contexto de crise, fora da normalidade com a qual estamos acostumados a viver, e a Unip tem uma preocupação especial em resguardar a saúde de todos os envolvidos em suas atividades, dentre elas as de estágio. Assim, até segunda ordem, desaconselhamos atividades que necessitem de deslocamento de nossos alunos e professores para os locais de estágio e os polos.

Caso não seja possível a você estagiar diretamente em escolas de educação básica, você poderá realizar as atividades listadas a seguir durante este semestre, que servirão para complementar a carga horária de estágio ao final do seu curso.

Os estudantes matriculados nas turmas regulares de Pedagogia podem desenvolver a atividade conforme quadro abaixo:

Orientação e Práticas de Gestão da Educação em Ambientes Escolares e Não Escolares (OGENE)

– Palestras de Estágio disponibilizadas no AVA: O Gestor Educacional na sua prática profissional e O Pedagogo Empresarial na sua prática profissional: valida 20h para cada palestra (ou seja, 40 horas no total).

– Relatório Final de Estágio: valida 20 horas de estágio. 

– Documentos a serem providenciados: Fichas CEE de Palestra + Relatórios de Palestra + Relatório Final de Estágio

  Links para download:

3-Relatório Palestra

4-Ficha-CEE-Palestra

5-Relatório-Final-de-Estágio

 

Powered by RedMouse Tecnologia